31 de out. de 2010

31 de Outubro- Halloween!


Olá gente!
E um feliz Halloween muahahahaha!
Como eu não havia feito um post especial ao Halloween ano passado, eis ele aqui!
Vamos começar... :

Nome:
Halloween traduzido para o portguês significa Dia das Bruxas. É comemorado principalmente nos Estados Unidos, Irlanda, Canadá e Reino Unido com base e origem nas celebrações de antigos povos (não há referência da origem dessas celebrações) .

História:
O Halloween é uma remontagem das tradições dos povos que viveram na Gália e nas ilhas da Grã-Bretanha entre os anos de 600 a.C e 800 d.C. Originalmente, não havia nenhuma relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda que marcava o fim do verão entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro ( com o nome de samhain, que significa "fim do verão".) Atualmente, há certas diferenças das comemorações antigas e atuais como a famosa frase " Trick or Treat" ("Gostosuras ou Travessuras"), criada nos Estados Unidos e as abóboras iluminadas. Há duas origens do Halloween que com o tempo foram se misturando.

Origem Pagã:
Originou-se da celebração celta Samhain, que tinha como objetivo cultuar os mortos. Quando os Romanos (46 a.C) invadiram as Ilhas Briânicas houve uma mescla da cultura latina com a celta. No fim do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo havia sumido na maioria dos lugares. Não há nada escrito sobre os druidas: Tudo era transmitido através da fala de geração para geração. As festas do Samhain eram possivelmente celebradas entre os dias 5 e 7 de ovembro. (a meio caminho para o equinócio de verão e solstício de inverno). As festividades duravam uma semana e iniciavam o ano novo Celta. A "festa dor mortos" era uma de suas datas mais imortantes, pois celebrava o que chamamos hoje de "céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). . O Celtas achavam que o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, sem fome nem dor. A festa era celebrada com ritos presidios pelos sacerdotes druidas, que eram como se fosse 'médiuns' entre as pessoas e seus antepassados. Dizia-se que os espíritos dos mortos voltavam nessa datapara visitar seus antigos lares e guiar seus familiares ao "outro mundo".

Origem Católica:
desde o século IV a Igreja da Síria comemorava em um dia a festa de "Todos os Mártires". Três séculos depois o Papa Bonifácio IV (faleceu em 615) transformou o Panteão (templo de todos os deuses) em um "templo de todos os santos". A festa em honra a "Todos os Santos" era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III (faleceu em 741) mudou a data para 1° de novembro. Em 840, o Papa Gregório IV orddenou que a festa de Todos os Santos fosse comemorada universalmente. Por ter se tornado uma festa grande, ganhou uma celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia enterior (31 de outubro). Traduzido para o portguês, a vigília era chamada de All Hallow's Eve (Vigília de Todos os Santos), transformando-se depois em All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até virar pelo o que conhecemos hoje, Halloween.

Extras:
O Halloween em alguns casos recebe celebrações ocultistas e por grupos neo-pagãos.

Itens de Halloween:
Suas cores principais são Roxo, Preto e Laranja. Seguem imagens:  



Texto adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_bruxas com imagens retiradas do Google.
Beijo!
E tenham um Feliz Halloween!

Nenhum comentário: